Como deixar um Currículo Perfeito


Cartão de visita de qualquer profissional, ele deve priorizar informações relevantes para cada posição pretendida e não apenas trazer uma lista de experiências anteriores.

Se você está tendo dificuldades em conseguir uma nova oportunidade, dê uma boa olhada em seu currículo e confira as dicas para torná-lo mais efetivo, atraindo a atenção do selecionador e ampliando suas chances de ser chamado para uma entrevista.

1 - Facilite o contato entre o recrutador e você.

É importante colocar mais de três formas de contato

- Telefone
- Telefone de recados
- Email
- Endereço em redes sociais

2 - Cuidado com erros de ortografia e gramática

Se houver dúvidas, peça ajuda. Evite utilizar abreviaturas, pois poem ser difíceis de reconhecer.  O melhor é usar a palavra inteira e colocar a abreviatura entre parênteses.

3 - Informe-se

Procure obter junto ao mercado indicadores sobre quais aspectos são hoje mais valorizados e enfatizados na sua área de atuação, assim será mais fácil definir seu objetivo e preparar seu currículo de forma adequada às necessidades do mercado.

4 - Capriche na diagramação

O currículo elaborado de forma clara e precisa, bem estruturado e com o design compatível representa a primeira imagem que a empresa terá de você.

5 - Não esgote as informações

Escreva o suficiente para informar e despertar o interesse. Seja sucinto, claro, objetivo, porém completo nas informações relevantes. Faça tudo tendo em vista direcionar seu currículo para o objetivo profissional que você traçou inicialmente.

6 - Leia e releia

Analise até que ponto ele estará coerente com o objetivo colocado no ínicio, onde ele gera curiosidade e interesse por você como profissional, onde há brechas que possam ser melhoradas, etc.

7 - Se for enviar por email...

Prefira colocar o texto no corpo da mensagem e, em último caso, como arquivo anexado. Muitas empresas, por medida de segurança, não abrem arquivos enviados por remetentes desconhecidos.

8 - Trabalhe com palavras chaves

Utilize-as para descrever suas habilidades e realizações. Além de causar impacto, muitas empresas estão cadastrando os currículos em banco de dados internos e as palavras certas podem facilitar a sua inclusão nas buscas.

9 - Não minta, nunca!

A mentira, como diz o ditado, tem perna curta e pode por tudo a perder. A oportunidade dos sonhos pode virar pó quando descobrirem que você não é ou não fez exatamente o que está relatado no seu currículo.

10 - Cuidado com DATAS

Colocar datas de entrada e saída de cada emprego é importante para que o selecionador saia a velocidade em que as coisas aconteceram em sua carreira. Deixar de lado essas datas pode causar dúvidas nas pessoas que estão analisando seu histórico profissional.

11 - Esqueça documentos!

Tanto nomes de filhos e parentes como números de documentos servem apenas parar cadastro em sites de empregos. Os selecionadores não querem perder tempo lendo detalhes que podem ser conferidos depois. Portanto, não mencione essas informações.

12 - Cuidado com as cores

Não aplique cores espalhafatosas e muitos recursos no texto do currículo. O texto limpo é uma das garantias de que o selecionador não vai se cansar de ler.

13 - Sequência de  experiência profissional

As sequências das experiências profissionais, formação e atividades complementares, devem estar sempre da mais atual para a mais antiga.



0 comentários:

Postar um comentário