O que a cor da sua urina diz sobre você?

Você já reparou na cor do seu xixi? Amarelo, é claro, ou amarelo-claro? Transparente? Mais escuro, meio cor de mel ou avermelhado?

Você sabia que a melhor forma de observarmos o nível de hidratação é pela cor da urina? Veja a tabela abaixo:



Nos níveis de 1 a 3: O desempenho esportivo é preservado
Nos níveis de 4 a 6: O desempenho esportivo é grandemente afetado
Nos níveis de 7 a 8: Existe o risco de colapso

Claro que não é somente o grau de hidratação que afeta a tonalidade da urina, de acordo com o médico e patologista Adagmar Andriolo, em entrevista ao site idmed, a ingestão de medicamentos como antissépticos urinários e vitaminas, e alimentos muito pigmentados, como a beterraba podem alterar a coloração da urina.

Ele completa: "Cor âmbar escuro sugere a presença de urobilina ou bilirrubina em concentrações acima das habituais, como acontece nas hepatites. Urinas marrom-escuras são vistas quando algumas substâncias do tipo das porfirinas, melanina ou ácido homogentísico estão presentes e, neste caso, sugerem a existência de alguma doença", alerta o médico.

O fato é, se você está bebendo bebendo bastante água, e não existem agentes externos que podem influenciar na coloração de sua urina e mesmo assim ela apresenta uma cor atípica o certo é procurar um especialista para fazer um exame mais detalhado.

0 comentários:

Postar um comentário