Roupas apertadas podem causar impotência.



As roupas têm o poder de tornar o homem mais atraente para as mulheres. Só que elas também podem torná-lo menos fértil. Jeans colados no corpo e outros tipos de calças ou cuecas mais justas podem gerar calor nos testículos. O aquecimento desse órgão pode levar o homem a enfrentar problemas temporários de fertilidade. 

Para que o processo de formação espermatozoides aconteça normalmente nos testículos, eles devem estar um grau abaixo da temperatura do corpo. Se receberem muito calor, a produção de gametas masculinos é comprometida. 

O jeans apertado é, portanto, um entrave potencial à fertilidade masculina, mas não só ele: qualquer roupa muito justa pode criar o mesmo efeito. "É costume falar do jeans porque as pessoas usam um pouco mais colado. Mas, sendo um modelo mais frouxo, não há problema nenhum", explica Oilton Liberatti Vieira, urologista e diretor da Clínica Reproduction, de Presidente Prudente (SP), especializada em reprodução humana. 

Com relação às roupas, o segredo é não exagerar. "As roupas não devem ser nem muito apertadas, nem muito frouxas, o que pode ficar desconfortável quando cruzar a perna e prender os testículos", afirma ele. O exagero deve ser evitado também na frequência. "O problema é o uso contínuo. Se for uma eventualidade, tudo bem." 

Efeitos temporários
O processo de formação espermatozoides dura em torno de 60 a 72 dias. Portanto, os efeitos só serão sentidos algum tempo depois do uso. A produção de espermatozoides retorna ao normal após a eliminação do fator de aquecimento. "Se for esse o fator que leva à diminuição do número de espermatozoides, o problema de fertilidade é reversível", conta Oilton. 

Além disso, não são todos os homens que fazem uso desse tipo de roupa constantemente que têm problemas de fertilidade. "Se ele quiser engravidar, deve evitar. Mas o ideal é fazer a consulta com um urologista e, se a produção estiver normal, pode usar moderadamente sem problemas", diz o médico. 

Outros fatores de aquecimento
Motociclistas que passam muito tempo sentados com o motor aquecido, ou que deixam a moto exposta ao sol quente, podem ter o mesmo problema da roupa justa. O mesmo aconteceria com pessoas que andam com muita frequência a cavalo ou aquelas que frequentam muito a sauna ou que sempre tomam banhos quentes de banheira. O problema pode acontecer também com pessoas que usam o notebook no colo por muitas horas diariamente. 

Mas, também nesses casos, o risco só acontece quando o uso é muito frequente. "Só aquele que faz isso corriqueiramente, que faz parte da sua vida diária, pode ter problemas", explica.

0 comentários:

Postar um comentário