Oque posso fazer para prevenir um ataque cardíaco?

Conheça algumas atitudes que podem evitar um ataque cardíaco:
1 – Evitar o fumo
2 – Manter a pressão arterial estável (menor ou igual a 12 por 8)
3 – Fazer exercícios por 30 minutos quase todos os dias
4 – Ingerir diariamente alimentos pobres em gordura e ricos em fibras
5 – Manter o peso adequado
6 – Controlar a diabete


Sintomas
O maior sintoma de um infarto é a dor. "A sensação é de ‘aperto’ localizada no peito, à altura do coração. Essa dor é tão intensa que provoca suores frios, náuseas, vômitos e vertigens, ela costuma se irradiar para os ombros e braços , para a mandíbula, as costas, e a projeção do estômago no abdômen. Estes são os sintomas clássicos".
Mas o ataque cardíaco é mais devastador em mulheres porque os sintomas não são intensos como nos homens e elas não dão muita atenção às alterações indicativas de problemas cardíacos. "No homem, acontece dor intensa no peito, com radiação para braços e mandíbula. Na mulher, é apenas um desconforto, geralmente no dorso".
O médico destacou ainda que, embora a mulher seja protegida pelo estrogênio, a partir dos 45 anos a incidência de problemas cardíacos aumenta e depois dos 60 anos se iguala aos homens. Por isso, a associação de cigarro e pílula anticoncepcional deve ser evitada a todo custo. "É uma combinação maligna".
O diagnóstico do infarto é realizado através dos exames eletrocardiograma, hemograma e dosagem, no sangue, de enzimas resultantes da destruição de células cardíacas.
O tratamento deve ser feito em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para prevenir complicações como as arritmias, a insuficiência cardíaca e para dissolver, por um processo chamado trambólise, possíveis trombos que se formem no local da obstrução.

Pergunta feita por: Paulo Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário